quinta-feira, 12 de abril de 2012

ESCOLIOSES



Escoliose é uma deformidade anormal da coluna. Caracteriza-se pela rotação de uma ou de várias vértebras em relação ás vértebras vizinhas, promulgando uma gibosidade (corcunda). Mas também se apresenta por uma inclinação lateral da coluna vertebral, impossível de ser corrigida apenas oir contração muscular ou inclinando-se para frente.
Tratar as escolioses desde a infância evita problemas estéticos (corcundas) e também dores na idade adulta. O diagnóstico é feita a partir do exame clínico e de medições do eixo vertebral. A escoliose é definida também pela localização (torácica,lombar) e por graus acentuados de angulação, entre as vértebras.

DIFERENTES TIPOS DE ESCOLIOSE

-ESCOLIOSE IDIOPÁTICAS:( de causa desconhecida).
Nove em dez casos atingem meninas, começando na sua pré-adolescência . Caracteriza-se pela rotação das vértebras e se agravam com o passar dos anos. Param de evoluir no final da fase de crescimento do paciente.
Embora não seja possível curar esse tipo de escoliose, pode-se ao menos controlar a sua evolução.
Para isso, é importante prestar atenção ás costas das crianças e, em caso de suspeita, consultar um médico.Só ele pode dizer se o caso tem a ver com  posturas incorretas (atitude escoliótica) ou se trata de uma escoliose propriamente dita.
escoliose
-ESCOLIOSE CAUSADAS POR MALFORMAÇÃO  CONGÊNITA
Presente desde o nascimento , esse tipo de escoliose resulta do fato de  apenas a metade de uma vértebra ter se desenvolvido. com o tempo, a escoliose evolui e se agrava, principalmente durante o crescimento- e se nenhum tratamento permanente for seguido.

-ESCOLIOSE CAUSADAS POR DEFORMIDADES ADQUIRIDAS
Neste caso, uma ou mais vértebras podem ter sido deformadas em decorrência de outra doença, como o mal de POTT (localização vertebral da tuberculose) ou raquitismo severo da criança.
O grau da escoliose e a velocidade da sua evolução dependem de quando o diagnóstico for feito (quanto mais cedo, melhor), assim como a eficácia do tratamento adotado.

ATITUDES ESCOLIÓTICAS

Caracterizam-se por uma inclinação lateral para a direita ou para a esquerda da coluna. São visíveis quando a pessoa está em pé, mas corrigem-se assim que ela se inclina para a frente. Tornam-se mais frequentes quando há desigualdade no comprimento das pernas.Vem ser tratadas durante a fase de crescimento.
Para isso, o médico solicita radiografias ou encaminha o paciente a um especialista, para identificar o tipo de escoliose, sua evolução e riscos. A partir daí o especialista é quem decide como será feito o acompanhamento( ou seja, a mediação das curvaturas escolióticas) e a data de início de tratamento.

FONTE:Dor nas costas-Dr. Philippe Gidon, Larousse.
IMAGENS:clinicadeckers.com.br

Nenhum comentário: