terça-feira, 10 de abril de 2012

QUESTÃO DE POSTURA- A postura ideal !



Um dos maiores benefícios de quem faz massagem regularmente é o aumento da consciência sobre o próprio corpo. Assim, você vai percebendo como atitudes rotineiras são extremamente prejudiciais para o organismo, causando problemas de postura e dor num primeiro momento, e podendo gerar doenças a longo prazo.
 A coluna, especialmente, merece toda a atenção. É o eixo do corpo, de onde sai toda a enervação que leva a essência da vida para nossos órgãos. problema um:  -Ser bípede representa um tremendo esforço. A posição erecta faz com que a gravidade exerça uma pressão muito grande sobre os discos da coluna, que são espécies de amortecedores localizados entre cada uma  das 33 vértebras.

Problema dois:- Um problema de coluna é um problema sério-e, infelizmente, comum demais. Nada menos do que 7 em cada 10 brasileiros sofrem de dor na coluna e,  na esmagadora maioria das vezes, a causa é erro de postura.
Não sabemos posicionar o corpo para as funções mais corriqueiras, como dormir, sentar ou dirigir, e ainda somos uma população sedentária, que não inclui em sua rotina a prática regular de exercícios, fundamental para a saúde.

A POSTURA IDEAL: 

  • Ao trabalhar no computador: os cotovelos devem ser mantidos apoiados no mesmo nível da mesa e dos punhos, numa superfície ligeiramente inferior á altura dos dedos no teclado. A tela deve fica na altura dos olhos.
 Ao sentar-se : os pés precisam estar completamente apoiados no chão e os quadris em um ângulo de 90 Graus, de forma que a coluna fique  reta. Cadeiras precisam ter encosto. Fuja de sofás e poltronas macios demais. Também evite cruzar as pernas: provoca o encurtamento da virilha, torção e rotação do quadril.


Ao se abaixar: a forma correta é  ir dobrando os joelhos, descendo até o chão com as costas retas. Evite a todo custo simplesmente dobrar a coluna para pegar alguma coisa do chão, por exemplo.

 Ao dormir: os melhores colchões são aqueles que oferecem um bom suporte para a coluna, portanto, escolha modelos semi-rígidos. O pescoço deve estar sempre alinhado com a coluna  e o travesseiro não pode estar nem alto e  nem  baixo demais. os modelos que suportam a cabeça e têm um encaixe para o pescoço são os mais indicados. Quem tem dor nas costas e gosta de dormir de lado pode experimentar colocar um travesseiro entre os joelhos, para não forçar a coluna.

 Ao dirigir: os joelhos devem ficar numa posição ligeiramente mais alta do que a dos quadris para evitar sobrecarregar a lombar e a cervical. Mantenha sempre as duas mãos no volante. Dirigir com um braço  só provoca torção no tórax.








Ao telefone: nunca apoie o telefone nos ombros para ficar com as duas mãos livres. 

" Massagem é bom e faz bem. Então, aproveite. É uma das formas mais prazerosas de manter a saúde. E você pode começar já."

FONTE:Massagens para o corpo Shiatsu e Do-in- Coleção Caras Zen.
IMAGENS:serlesado.com.br /canoinhas.net /mundoeducacao.com.br /sabetudo.net
esportemulher.com.br

Nenhum comentário: