domingo, 24 de fevereiro de 2013

GOURMETERAPIA

 O uso de alimentos em cosméticos é um conhecido aliado das mulheres. Mas o universo da beleza foi além e associou esses produtos aos procedimentos estéticos e de relaxamento, a chamada gourmeterapia ou food cosmetic, que vem ganhando espaço nos últimos anos, principalmente na Europa.
Os clientes que optam por procedimentos estéticos de bem-estar, como os de gourmeterapia, que estimulam o despertar dos sentidos, poderão, em pucos minutos, sentir-se revigorados e com nova aparência.
A gama de protocolo voltados para o bem-estar é diversificada e alia os resultados estéticos com o estímulo de sensações  que começam já na ambientação da sala de atendimento.

 Exemplos de ambientação de salas:
OPÇÃO 1:
Para um enredo ESTIMULANTE, por exemplo, o efeito revigorante é obtido pelas propriedades do guaraná, que tem ação estimulante , lipolítica e vasodilatadora, indicado para o tratamento de celulite e também casos de esgotamento, depressão nervosa e no combate á enxaqueca. Da acerola, com propriedades antioxidantes, adstringente  dermoprotetora, remineralizante e hidratante,Açaí oferece benefícios energéticos e antioxidantes.
A ambientação ganha tons de laranjado, complementados por pétalas flores na cor amarela para dar destaque.

OPÇÃO 2 
Já para um enredo RELAXANTE, você pode combinar as propriedades do maracujá e da camomila, com efeitos calmante,refrescante, anti-inflamatório, adstringente e tonificante e o da pitanga, que age como antienvelhecimento, cicatrizante, emoliente e hidratante. Na decoração abuse dos tons verdes e de elementos naturais nessa tonalidade.






OPÇÃO 3:
Para um clima mais SENSUAL em seu enredo, realçando a feminilidade e o despertados sentidos, abuse das frutas vermelhas como a cereja, a framboesa e a amora, que possuem características hidratante, adstringente  refrescante, anti-inflamatória, suavizante e remineralizante e do extrato de rosas que possui efeito adstringente, cicatrizante, anti-inflamatório, antisséptico  calmante, refrescante, emoliente. hidratante, amaciante, restaurador e anti radicais livres.
a cor vermelha deve ser predominante na preparação do espaço, que pode contar também com pétalas de rodas vermelhas que ajudarão a criar o clima envolvente.

A sensação de bem estar , prazer, alegria e emoção, entre outros, está diretamente ligada aos nossos cinco sentidos : audição, visão, olfato, paladar e tato.Dessa forma, também situações relacionadas á gastronomia, estimulam nosso sensorial e proporcionam momentos de profundo bem-estar. 
Nesse contexto, os cosméticos associados á gourmeterapia  se transforma em verdadeiras poções mágicas. para esses caos, como o principal objetivo é atingir o lado sensorial, é indicado utilizar não só produtos que contém os ingredientes na formulação, mas também aplicá-los "in natura", dissolvidos ou misturados a outros cosméticos.

Benefícios sentidos na pele 
Abaixo, conheça as propriedades de ingredientes comuns nos tratamentos estéticos, como banhos, hidratação, esfoliação, massagens e máscaras, e veja do que você está precisando:
 
Chocolate (Chocolaterapia)
O chocolate, principalmente o amargo, feito do cacau puro e sem a adição das gorduras do leite, contém alto teor de flavonoides (antioxidantes que previnem o envelhecimento). O aroma do chocolate também tem efeito anti-estresse, trazendo sensação de bem-estar devido ao aumento no nível de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar).O chocolate contém substâncias que estimulam o sistema nervoso central e aumentam a produção de Serotonina  conhecida como hormônio da felicidade, causando sensação de bem-estar, por isso, também pode ser associado a tratamentos de depressão.
O banho de chocolate, por exemplo, aproveita as propriedades hidratantes do cacau e forma uma barreira protetora que não deixa a umidade natura da Epiderme escapar. Sua ação nutritiva deixa a pele umectada, com brilho e viço, tornando-a macia e aveludada.

Uva/vinho ( Vinhoterapia)
A uva - e, portanto, o vinho -, é rico em polifenóis e resveratrol, uma substância que age no metabolismo do açúcar diminuindo seus malefícios e aumentando a energia celular, sendo um poderoso aliado no combate ao envelhecimento. O tratamento se baseia no calor e na ação de determinadas substâncias presentes no vinho, que proporciona redução de medidas corporais. Sua ação antioxidante pode reduzir ainda em até 85% os efeitos dos radicais livres, principais responsáveis pelas rugas causadas por diversos agentes como o sol, cigarro e poluição, além de promover hidratação, nutrição, desintoxicação e revitalização da pele, deixando-a mais firme e luminosa.


Mel 
Muito utilizado em máscaras faciais, promove a maciez e a nutrição da pele, além de ter um odor agradável.

Chá verde 
Rico em polifenóis, o chá verde tem também propriedades antissépticas e adstringentes, sendo indicado em produtos para a limpeza da pele, antiolheiras, anti acne e age como um protetor celular aos danos da luz solar (principalmente se associado às vitaminas C e E).

Café ( Cafeterapia) 
Os grãos de café, quando colhidos ainda verdes, têm excelentes propriedades antioxidantes, hidratantes (ácidos linolênico, oleico e palmítico,) e antienvelhecimento (ômega 6). Possui ainda a cafeína, que age na celulite e na inibição e quebra da gordura localizada, e flavonoides que ajudam a impermeabilizar a membrana da pele contra os raios ultravioleta (UV) e também auxiliam no tratamento de lesões causadas por exposição excessiva ao sol por causa do seu efeito anti-inflamatório.O café atua como estimulante do sistema Nervoso Central e diurético, aumenta a taxa metabólica, relaxa a musculatura lisa dos brônquios, do tato biliar, do trato gastrointestinal e de partes do sistema vascular. em procedimentos estéticos é indicado para peles oleosas, relaxamento, pessoas com depressão, desintoxicação, repositor de energias térmicas, nutrição e tonicidade á pele.

Gengibre e especiarias :
Com efeito estimulante, devolvem a luminosidade e o viço da pele, além de estimular o colágeno. Usados em sabonetes e produtos corporais para ajudar o despertar.
Frutas :
As frutas são tonificantes e hidratantes naturais, muito ricas em nutrientes e vitaminas A e C, que combatem a ação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Atualmente, vários ativos de produtos para a pele são derivados de frutas. Conheça suas propriedades:
Abacate: rico em óleos naturais, vitaminas A, B e E, ferro, cálcio e fósforo, é excelente para a pele seca e áspera.
Pêssego: conhecida por sua textura, essa fruta é comparada às peles mais sedosas e contém vitamina A, C e potássio, sendo recomendada para peles cansadas e que perderam o viço.
Maçã: excelente fonte de vitamina A e C, além de diversos sais minerais como cálcio, fósforo e ferro que ajudam na luta contra o estresse físico e emocional. É indicada para reequilibrar a hidratação da pele e renovar as células dos efeitos nocivos do sol.
Abacaxi: uma das frutas de maior poder antioxidante, rica em vitamina C e que promove verdadeiros milagres contra rugas e marcas de expressão.
Morango: ação desintoxicante profunda da pele, antirradicais livres, estimula a circulação sanguínea, deixa a pele mais clara, mais macia e viçosa. Contém sais minerais e vitaminas com ação hidratante.
-Maracujá: Fruta rica em vitaminas, proteínas, açucares, bioflavonoides, antioxidantes e minerais com o o potássio, cálcio, magnésio e ferro.
Possui substâncias relaxantes, como a Passiflorina, com aroma que reduz a ansiedade e melhora o sono, diminuindo  o estresse e o cansaço em geral. Nos protocolos estéticos , apresenta propriedades adstringentes  nutrientes e protetoras e atua na restauração da camada lipídica da pele, proporcionando emoliência e maciez.


FONTES:http://universoestetica.blogspot.com.br
Buona Vita cosméticos by Isabel Piatti

Nenhum comentário: