quarta-feira, 17 de abril de 2013

Doação de Medula Óssea

 O QUE É MEDULA ÓSSEA?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos nossos ossos (tutano). Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
As hemácias levam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o corpo e o gás carbônico das células para os pulmões, a fim de se expirado.
Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções.
 As plaquetas compõe o sistema de coagulação do sangue.

QUEM PRECISA DO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?
Pessoas (incluindo crianças) que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula ( como a leucemia e linfoma) necessitam do transplante para continuar vivendo. O tratamento consiste na substituição de uma medula óssea doente por outra com células de medula óssea normais.O objetivo é a reconstituição de uma nova medula saudável.
O QUE É COMPATIBILIDADE?
Para que se realize um transplante de medula é necessário que haja uma total compatibilidade entre doador e receptor. Caso  contrário, a medula será rejeitada. Esta compatibilidade é determinada por um conjunto de genes localizados no cromossoma 6, que devem ser iguais entre doador e receptor. A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor( exames de histocompatibilidade).
QUEM PODE DOAR?
Se você tem entre 18 e 55 anos de idade e possui boa saúde.Será feita a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para a tipagem de HLA(características genéticas importantes para a seleção de um doador). Seus dados s]ao inseridos no cadastro do REDOME(Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea).
No futuro, caso seja confirmada sua compatibilidade com algum receptor, você será comunicado e decidirá se quer fazer a doação. O transplante de medula óssea é um procedimento totalmente seguro para o doador.em apenas 15 dias após a retirada, a medula do doador está totalmente recomposta.

FONTE:Hemepar Curitiba PR.
IMAGENS : www.alunosonline.com.br

Nenhum comentário: