segunda-feira, 1 de abril de 2013

YIN E YANG: O CÔNCAVO E O CONVEXO

Dia e noite, luz e escuridão, atividade e repouso. A observação das leis naturais deu origem ao conceito de yin e yang, a primeira manifestação do Tao, isto é, do vazio. A dualidade yin/yang  é a expressão da variação sucessiva de estados opostos. Nada é absoluto e tudo contém em si a semente de seu contrário.
A imagem do Tao sintetiza o equilíbrio de forças ao mesmo tempo opstas e complementares> O lado preto é o Yang e já contém uma semente de YIN, representado pelo círculo branco; o lado branco é Yin e contém a semente do Yang.

A interdependência entre yin e yang mostra uma relação de reciprocidade: um depende do outro, não existe, separadamente e nã há separação.todas as coisas são governadas por esse princípio, como a enchentes e os refluxos das marés, as órbitas dos planetas e seus movimentos em torno do sol, a extensão e contração dos músculos, a expansão e contração do coração , o enchimento e o esvaziamento dos pulmões quando você inspira e expira. Juntos, Yin e yang produzem energia e todos os fenômenos, atraem-se mutuamente e ao mesmo tempo se repelem.
O dia Yang, mas ao alcançar seu apogeu, o Yin dentro dele começa a se desenvolver e mostrar-se gradativamente. para existir o Yin é preciso haver o Yang, assim como não existe frio sem calor, não há sombra se não houver a luz.
No ser humano, essas forças também estão presentes: o homem é mais yang e menos Yin, já a mulher é mais Yin e menos Yang. quando esses dois elementos estão mesclados em proporções corretas en  nosso organismo, fornecem equilíbrio energético, gerando saúde. quando as proporções se alteram, vem a doença, pois a deficiência de um leva ao excesso do outro.
Exemplos:
-agitação, insônia e nervosismo são excesso de Yang e falta de yin;
- apatia, sonolência diurna e timidez excessiva são falta de yang e yin demais.
O que pode estar na origem da alteração energética?
 Excesso de trabalho, de comida, de bebida, vícios como o cigarro e falta de respeito aos ritmos da natureza, para citar apenas alguns fatores. 

FONTE: Medicina  Chinesa -Acupuntura e Fitoterapia-Editora Caras!
IMAGEM: lordeameixeira.com 

Nenhum comentário: