sábado, 6 de junho de 2015

DOR REUMÁTICA




Dor reumática é um termo inespecífico que abrange qualquer desconforto relacionado a todo sistema musco esquelético. As causas podem ser de diferentes origens, incluindo infecções, doenças autoimunes ou relacionadas ao esforço repetitivo, trauma ou contusões, patologias por depósito de cristais , como a gota, por exemplo, ou metabólicas, como o diabetes. Mas atenção: dependendo da causa, da gravidade e da localização, é possível que ocorram perda de movimento, desvio de articulações , atrofia muscular e dor incapacitante. Os mesmos fatores também ditam o tipo de tratamento.Nessas situações, podem ser prescitos analgésicos, anti-inflamativos e até corticoides e derivados de morfina. Pode-se ainda fazer uso de medicamentoso imunossupressores na presença de doença inflamatória ou mesmo precedimentos mais invasivos, como infiltrações e cirurgias.

Medicina tradicional chinesa na dor reumática

A medicina tradicional chinesa (MTC) classifica a dor reumática como um sintoma decorrente da má circulação do "QUI" (energia), por meio de meridianos, exatamente como um rio cujo curso esteja obstruído.Dessa forma, os antigos mestres classificavam essas dores como uma estagnação de energia, simbolizando a sua dificuldade de passagem. O incômodo pode se desencadear por fatores emocionais(estresse, angústia, preocupações, ansiedade, depressão) e estilo de vida (alimentação e qualidade do sono). São acompanhados de inchaço, vermelhidão e aumento da temperatura local. A utilização de agulhas nos pontos de acupuntura ajuda a aliviar os sintomas de dor e inflamação.
O objetivo é restabelecer o fluxo norma e harmônico do QUI pelos meridianos. Os estímulos dos pontos corretos liber substâncias analgésicas e anti-inflamatórias   por meio do sistema neuroendócrino.

Massagem & Fisioterapia na dor reumática


As causas das dores estão relacionadas ás doenças reumáticas como artrite comum, artrite reumatoide, osteoartrite, lúpus,  gota ou fibromialgia. Os principais sintomas dessas enfermidades são dores intensas, dificuldade de movimentar as articulações , fraqueza nos músculos, inchaço e dor local.
A fisioterapia é um importante aliado no tratamento.Ela  poderá integrar a estratégia de tratamento em determinados casos, assim como a reabilitação , o fortalecimento muscular, a terapia ocupacional, alem de acompanhamento outras especialidades, como a psicologia e a psiquiatria. É possível utilizar técnicas de mobilização ( movimentação) articular para diminuir a dor e a rigidez das articulações. Outros recursos também são aplicados , como alongamentos musculares suaves, técnicas de massagem, medidas analgésicas como termoterapia e exercícios de Pilates e hidroterapia .




FONTE:Revista Viva Saúde nº138- Outubro de 2014.





Nenhum comentário: